15/06/2012

Primeiro emprego...E agora?

Com o ano letivo a chegar ao fim, muitos estudantes começam a preparar-se para os estágios. Alguns, mais sortudos, para o primeiro emprego – numa altura em que o desemprego jovem ultrapassa os 36%. Claro que nem tudo são rosas: habituar-se ao mundo do trabalho nem sempre é fácil. Tudo será diferente, de agora em diante – os horários, a roupa, a postura, o que esperam de si.
Se é o seu caso, aqui ficam alguns conselhos para aproveitar ao máximo esta oportunidade e aprender tudo quanto pode com a sua primeira experiência profissional.
1.       Não finja saber mais do que na realidade sabe.
Ninguém está à espera que saiba tudo no seu primeiro dia de trabalho e é mais fácil crescer e aprender se perguntar, pedir ajuda e tentar perceber como funcionam as coisas. Em vez de fingir, chegará longe se usar a sua primeira experiência profissional para aprender o mais possível.
2.       Estabeleça limites.
 A maior parte do trabalho nunca estará completamente feita. Enquanto estudava, tinha datas para os testes, prazos para entregar trabalhos de grupo e projetos. Pais e professores ajudavam-no a equilibrar a sua vida e, enquanto estudante, tinha vários períodos de pausa para ajudá-lo a recarregar baterias. Num emprego, tudo é diferente. É bom que se empenhe e dê tudo de si à empresa, mas é igualmente essencial que estabeleça, o mais cedo possível, limites pessoais ao que lhe exigem ou está disposto a dar – a bem da sua sanidade física e mental. O cansaço extremo só vai torná-lo menos produtivo e mais infeliz. E tem de lembrar-se que aqui não há períodos de descanso ao longo do ano nem colegas, professores e família dispostos a ajudá-lo em tudo. Tem de ser você a tratar de si e a estabelecer os períodos de trabalho e de descanso.

3.       Ajude os seus colegas e clientes.
Os jovens são hoje vistos como narcisistas por natureza. E um dos seus erros mais comuns é estarem sempre a competir para subir na carreira, em vez de procurarem ajudar os colegas e servir os clientes com humildade. Se quer ganhar o respeito dos que estão à sua volta e desafiar os estereótipos associados à sua geração, o melhor a fazer é ter uma atitude correta. Procure formas de ajudar os seus colegas. Antecipe novas maneiras de servir os clientes. Os grandes líderes são humildes e ao mesmo tempo corajosos. Focar-se no que os outros precisam pode ajudar muito à sua ascensão.
4.       Trabalhe no duro e seja pontual.
A capacidade de trabalho e o empenho são tão importantes como o talento para o sucesso. De acordo com a regra das 10 mil horas, para realmente dominar as suas capacidades uma pessoa tem de trabalhar nelas 10 mil horas. Nada mostra o seu empenho como a perseverança e a dedicação. A longo prazo, isso trar-lhe-á o respeito dos colegas e o perfeito domínio e autodisciplina de que precisa para ser bem sucedido.
John Coleman é coautor do novo livro da HBR Passion & Purpose: Stories from the Best and Brightest Young Business Leaders
Fonte: Dinheiro Vivo

03/06/2012

Como escrever um CV


Curriculo3.jpeg
Um CV bem escrito e estruturado é meio caminho andado para arranjar um novo emprego. Conheça as nossas sugestões e veja alguns modelos de CV.

Regras de ouro

O seu CV é um cartão de visita que pode fazer a diferença entre um convite para uma entrevista ou a cartinha a dizer que não foi seleccionado.

Portanto, está na hora de transformar o seu CV numa arma eficaz:

Informações relevantes 
Refira todas as informações que salientem as suas mais valias e aumentem as possibilidades de obter uma entrevista. 
O facto de organizar todos os anos um festival de sardinhas não interessa quando se candidata para a função de Web Designer. Se, pelo contrário, quer trabalhar numa agência de organização de eventos, a informação torna-se importante. 
Molde o seu CV ao emprego para o qual se candidata.

Tamanho reduzido
Tente reduzir o seu CV a duas folhas.

Bem organizado
Divida o seu CV em secções claras (por ex. dados pessoais, formação, experiência profissional, observações etc.) Coloque bastantes espaços em branco para o tornar mais legível.

Exemplos concretos
Espírito de equipa, capacidade de perseverança e facilidade de contacto são características bonitas, mas sem exemplos concretos ficam vazias de significado. Indique concretamente como, no passado, demonstrou o seu espírito de equipa ou onde já aplicou a sua capacidade de perseverança.

Tipo de CV 
Um CV cronológico fornece uma listagem da sua formação e experiência de acordo com uma sequência lógica no tempo. Um CV funcional junta qualidades e características por área relevante.

Sinceridade 
Uma pequena mentira a seu favor parece inocente mas pode ter consequências negativas. Ao mentir no seu CV arrisca-se a ser apanhado mais cedo ou mais tarde.

Voz activa 
Use verbos dinâmicos e activos como organizar, presidir, ensinar, etc.

Aparência gráfica
Cada CV que envia deve ser uma impressão original. 
Manchas, dobras nos cantos e vincos são proíbidos.